FOFOCA DÁ JUSTA CAUSA?

(POSSO SER DEMITIDO?)

Sabe aquelas pessoas que adoram ficar ao pé do ouvido dos outros comentando sobre seus colegas de trabalho? As fofocas, além de gerar perda de tempo no trabalho, podem ser motivos para que os “fofoqueiros” sejam demitidos por justa causa, e quem estiver na história vai junto!

O NUBE apurou em pesquisa que o profissional fofoqueiro é o que mais incomoda os colegas de empresa, ficando na frente dos “enroladores” e dos “ranzinzas”. Outra pesquisa, realizada pela empresa de recursos humanos Randstad Corporation, descobriu que as fofocas tomam aproximadamente 65 horas de expediente por ano!!!

Isso mesmo… aquela conversinha ali, outra aqui gera um desperdício para a empresa na mesma proporção de que se o funcionário tivesse faltado 8 dias, em média.

Pode até parecer pouco, mas se pensarmos que muitos funcionários realizam o ato de fofocar simultaneamente, as empresas podem estar perdendo milhões só com o papo furado.

E dá justa causa?

Sim! Para quem pensa que uma fofoquinha não faz mal a ninguém, está muito enganado. Dependendo do tipo de fofoca, você pode ser demitido, processado e até preso!

Se a fofoca ficar no boca a boca, até “tudo bem”, mas se for escrita em e-mail, ou pior, for parar na internet, a fofoca escrita se torna prova e pode gerar uma boa dor de cabeça ao bocudo(a).

Entenda os crimes que podem ser cometidos:

  • Calúnia: Se você acusar alguém do trabalho de algum incidente e não ter provas será enquadrado no crime de calúnia e pode pegar de 6 meses a 2 anos, além de uma multa.
  • Injúria: Falou na cara de alguém que ele é corrupto? Injúria na certa. Mesmo sendo verdade você pode pegar de 1 a 6 meses ou ter de pagar uma multa.
  • Difamação: Quer pegar de 3 meses a 1 ano de prisão? Não?! Então cuidado com a difamação. Falar mal dos outros pelas costas é crime e mesmo que esteja falando a verdade você sofrerá a pena.

Então se você fofocar na hora do almoço para todo mundo (calúnia) que a Fulana dormiu com o chefe (difamação) e for à frente dela (injúria), terá bons motivos para ligar imediatamente ao seu advogado!!

Como fugir das fofocas?

Fácil! Basta seguir o NO-NC-NR.

Que regra é essa? É bem simples: Não Ouça, Não Comente, Não Repasse.

Com estas três dicas de ouro o ambiente de trabalho segue em plena paz.

WR Assessoria e Treinamento seu portal de conteúdo, notícias e artigos da área trabalhista e previdenciária.

www.wrassessorias.com.br

contato@wrassessorias.com.br

31 3567 0963

31 9 9361 6826

9 9160 3301