A empresa demite o funcionário e solicita o cumprimento do aviso, mas o mesmo comunica que não irá cumprir o aviso, o que fazer?

Aviso prévio: Entenda os tipos, cálculos e prazos de pagamento

📌 Se o empregado simplesmente não quer cumprir o aviso, ele vai ficar faltoso durante todo o período e no final da data programada para o mesmo, ocorrerá o desligamento e os dias que não trabalha fica como falta…

📌 Mas outra situação que muda todo o processo é quando ele informa para a empresa que arrumou outro emprego e agora?

Nesse caso, para que a empresa possa fazer o desligamento de forma segura sem gerar para ele a obrigação de ter que indenizar o aviso prévio, já que foi ele que mandou embora deverá observar a Súmula 276 do TST


✅ Súmula nº 276 do TST
AVISO PRÉVIO. RENÚNCIA PELO EMPREGADO (mantida) – Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego. Precedentes Normativos Nº 24 DISPENSA DO AVISO PRÉVIO (positivo)
O empregado despedido fica dispensado do cumprimento do aviso prévio quando comprovar a obtenção de novo emprego, desonerando a empresa do pagamento dos dias não trabalhados.

Se ele é demitido e comprova novo emprego, a empresa poderá fazer o desligamento de imediato e não vai descontar e nem indenizar o aviso prévio.


Ele deverá comprovar o novo emprego, através de uma declaração emitida pela nova empresa, pois sem essa comprovação formal, a empresa corre o risco de ter que indenizar o aviso posteriormente caso o funcionário venha a reclamar…

Verifiquem na CCT da empresa se tem cláusula tratando desse assunto…

WR Assessoria e Treinamento seu portal de conteúdo, notícias e artigos da área trabalhista e previdenciária.

www.wrassessorias.com.br
contato@wrassessorias.com.br
31 3567 0963
31 9 9361 6826
9 9160 3301